Seguidores

27/10/2013

COISAS QUE O BRASIL ESQUECE

EM TERMOS DE RECONHECIMENTO E GRANA, NÃO VALE A PENA SER COMPOSITOR
         (COISAS QUE O BRASIL ESQUECE - Por Escritor ADhemyr Fortunatto).

NÃO SEI ATÉ QUE PONTO VALE A PENA SER COMPOSITOR...
APENAS COMPOSITOR, --- COMO DIZEM "CERTOS" INTÉRPRETES...
NINGUÉM MENCIONA O AUTOR DE UMA MÚSICA; AS RÁDIOS, QUE PODERIAM FAZÊ-LO, TALVEZ TENHAM LOCUTORES QUE MAL SABEM QUEM COMPÔS ESTA OU AQUELA CANÇÃO... 
PENSAR QUE SE NÃO HOUVESSE O COMPOSITOR, NÃO HAVERIA CLÁSSICOS, COMO "O MENINO DA PORTEIRA" (VIDE ESTÁTUA ACIMA,  EM OURO FINO - MG).
O AUTOR DE MENINO DA PORTEIRA, CUJO FILME É TÃO DIVULGADO, DANDO DESTAQUE A ESTE OU AQUELE ATOR, A ESTES OU ÀQUELES CANTORES, É DE AUTORIA DE TEDDY VIEIRA. (Vide Biografia abaixo).

Teddy Vieira Azevedo (Itapetininga/SP, 23 de dezembro de 1922 — Itapetininga/SP, 16 de dezembro de 1965). É considerado um dos compositores mais famosos do Brasil, tendo deixado mais de 200 composições gravadas. Sem dúvidas a sua principal obra foi "O  Menino da Porteira", sendo um sucesso sertanejo regravado inúmeras vezes.
Cursou o ensino primário em Itapetininga e em seguida transferiu-se para São Paulo, onde concluiu o secundário no Colégio João Kophe e Oswaldo Cruz. Fez a primeira composição aos 18 anos, foi funcionário público, e aos 22 começou a trabalhar na Colúmbia, da qual foi diretor artístico.
Em 1950, teve a sua primeira composição gravada pela dupla Tonico e Tinoco, a moda de viola “Violeiro casado”, em parceria com Tonico. Em 1952, Zé Carreiro e Carreirinho gravaram a moda de viola “Irmão do Ferreirinha”, parceria de Teddy com Carreirinho. No mesmo ano, Palmeira e Luisinho gravaram a moda de viola “Caçada do pardo”, de Teddy Vieira e Luisinho.
Em 1953, Vieira e Vieirinha lançaram a moda de viola “Roubei uma casada”, primeiro sucesso de uma das mais afamadas duplas de compositores sertanejos, Teddy Vieira e Lourival dos Santos. Em 1954, Palmeira e Biá gravaram a toada “Couro de boi”, parceria de Palmeira e Teddy Vieira que se tornaria grande sucesso.
(COISAS QUE O BRASIL ESQUECE - Por Escritor ADhemyr Fortunatto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário